[oficina] Vida sem Big Techs

Em meio aos debates sobre soberania digital, impactos ambientais com o uso de data-centers e hegemonia das big techs, o GT Laboratório de Experimentações Tecnopolíticas da Coalizão Direitos na Rede convida para uma atividade teórica e prática sobre auto-hospedagem coletiva de arquivos. A proposta é contribuir com conhecimentos sobre como hospedar seus próprios serviços conectados à internet hoje (de sites a suítes de escritório para trabalhar com arquivos) e, após, começar a montar uma estrutura própria de servidor.

A primeira oficina ocorreu no dia 27/9, das 9 às 18h, na sede do Intervozes, em São Paulo.

Das 9 às 13h, Jefferson Ferreira (JecoGeo) conduziu a atividade “Autonomia digital e auto-hospedagem: como construir uma rede justa, soberana e popular em tempos de Bigtechs”. Na troca de experiências, falamos sobre os principais conceitos, processos e ferramentas envolvidas na auto-hospedagem de programas e serviços na internet. Construímos coletivamente o conhecimento necessário para hospedar nossas próprias soluções tecnológicas e entenderemos porque auto-hospedar é crucial no mundo atual onde são preponderantes as lógicas do capitalismo de vigilância e de domínio econômico, político e social das bigtechs.

Veja algumas fotos. A apresentação da oficina está disponível aqui.


À tarde, Chico Simões, integrante do movimento do software livre desde 2006 e coordenador geral do Data Center Comunitário Livre do Rochedo de Ouro em São Carlos (SP), conduziu a instalação de uma mucua (um servidor próprio), chamado “Sub_Galeano”, que a partir de sábado será cuidado em gestão coletiva.